Bem vindos à minha página
Aqui você encontra um pouco do meu mundo e dos meus trabalhos.
Ononono Valeu!
Revisão e padronização

Revisão e padronização

Quem não sabe como um livro é feito acredita que o escritor escreveu tudo o que está ali publicado daquela forma desde o início. Isso não é verdade. Um livro sempre passa pelas mãos de um bom revisor que fará uma minuciosa leitura antes dele ser publicado

O revisor não deixa o autor passar vergonha. Ele corrige erros de digitação, de ortografia, de concordância. Padroniza situações textuais em que não existe apenas um “certo” a se fazer. Percebe rimas indesejadas e combinações de palavras que soam truncadas ao serem lidas rapidamente.

O revisor da minha vida é o jornalista e estudante de Letras Vicente Cardoso Júnior. Ele fez a revisão de No Meio do Caminho e está fazendo dos meus próximos livros. Até mesmo o texto deste post eu pretendo mostrar para ele revisar. Olha como ele é lindo (esse comentário eu não vou deixar cortar, hein!):

O trabalho de revisão não termina quando o livro é diagramado. Ele continua até os últimos instantes antes do arquivo entrar na gráfica. Qualquer modificação no layout pode demandar uma mudança no texto. E até o fim Vicente esteve comigo lendo e relendo o original de No Meio do Caminho.

(imagem de texto corrigido)

Comment