Bem vindos à minha página
Aqui você encontra um pouco do meu mundo e dos meus trabalhos.
Ononono Valeu!
s

Autora

Sílvia Amélia de Araújo, a autora

Uma amiga de infância esteve no lançamento do meu primeiro livro (No Meio do Caminho) em Patos de Minas, cidade onde cresci. Ela estava com a filha de 5 anos que tem a mesma carinha de minha amiga naquela idade.

– Sabe qual o nome dela?, minha amiga perguntou pra filha diante de mim.
– Sei. O nome dela é Autora, a menina respondeu.

*

Sou uma autora, mas ainda estou me acostumando com isso. Parece tão pomposo!

Sou jornalista, isso é mais confortável de dizer. Estudei Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais, onde fui também, tempos depois, professora de futuros jornalistas.

Logo que me formei trabalhei em um centro de pesquisas sobre leitura, escrita e alfabetização, o CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. Lá eu ajudei a criar o Jornal Letra A, financiado pelo MEC e voltado para professores alfabetizadores de todo país.

Trabalhei com um pouco de tudo, produção de TV, assessoria de imprensa, pesquisa de marketing. Fiz um tanto de reportagens como freelance para jornais e revistas. Fui repórter, editora de comportamento e colunista da revista GLOSS, da editora Abril.

Nos últimos anos, criei uma oficina de escrita livre que chama Escrever Simples, e com ela rodei por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

*

Moro na Cidade de Goiás, terra da poeta Cora Coralina. Antes morava em São Paulo, capital. Antes em Belo Horizonte. Antes em Patos de Minas, e em mais duas cidades antes ainda.

Sou casada e vim para o interior de Goiás porque meu marido Renné França passou em um concurso para ser o primeiro professor de um curso de Cinema que sequer existia.

Ele veio como um teórico, para dar aulas de história e teoria do Cinema e acabou escrevendo e dirigindo um filme, realizado com a ajuda de alunos e professores do curso.

Conto isso porque fui a produtora do longa Terra e Luz, que passou por festivais nacionais e internacionais e venceu o Fantaspoa, maior festival de cinema fantástico da América Latina, em Porto Alegre.

Continuar realizando trabalhos na área do audiovisual com Renné é parte importante dos meus planos.

*

O sonho de ser escritora saiu do papel, ops, entrou no papel em março de 2018. Publiquei o meu primeiro livro, No Meio do Caminho, com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. O prêmio que ganhei pelo meu livro de crônicas também bancou a criação deste site.

Em breve lanço dois novos livros. Estes custeados com o apoio de amigos (muitos deles, ainda conheço apenas pela internet), por meio de uma campanha no Catarse. Espero não parar mais e continuar escrevendo e publicando.

Este site existe para ser um local onde eu possa vender meus livros, divulgar os meus contatos e também compartilhar um pouco do processo de me tornar uma escritora profissional.