Travessia para o digital


Olá. Sou a Sílvia Amélia, jornalista, produtora cultural e professora de escrita criativa. O propósito deste blog é documentar a minha trajetória em uma grande mudança profissional que pretendo fazer.

Não vou mudar de área, nem abandonar as atividades que exerço ou os temas de meu interesse. A mudança será migrar (quase) tudo o que eu faço profissionalmente para a internet.

Tenho estudado obsessivamente para isso. Ao mesmo tempo em que vivo momentos eufóricos a cada aprendizado, me culpo por ter demorado tanto a aceitar essa possibilidade.

Não foi por falta de aviso. Nem sei quantas pessoas me sugeriram que eu poderia “fazer dinheiro” aqui no vasto mundo digital. Eu nunca dei ouvidos, acho que tinha preconceito com esse universo do “marketing digital”, mesmo sem conhecer nada.

Gostava de usar as redes sociais (especialmente o Facebook) somente para interagir com outras pessoas. Posto freneticamente lá no Face reflexões, causos engraçados, argumentações sobre fatos atuais, perguntas escalafobéticas. O engajamento é tão bom que chega a ser ruim (tem dias que eu fico um tempão entretida respondendo todo mundo que comenta).

Mas transformar a internet em plataforma de trabalho eu não admitia. Achava que tiraria a “aura” do eu faço presencialmente, como a Oficina Escrever Simples.

Tanta coisa sempre esteve na minha cara e eu não via! Putz… Toda semana alguém me pergunta se ofereço essa oficina no modo online! Digo que não, mas espero em breve finalmente dizer que sim.

Somente em 2023 eu me propus a aprender de verdade sobre esse outro lado da internet, o lado profissional, estratégico, comercial. E é eita atrás de eita. Aprendi um mundo de coisas vendo quem entende do assunto falar no Youtube, agora pretendo começar a prática.

Vou relatar minha travessia aqui para estimular e trocar ideia com quem também está se jogando agora nesse rio profundo. Vem comigo? Um, dois, três e…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *