Bagaceiras do marketing digital


Quando comecei a estudar (pelo youtube) sobre marketing digital, me incomodava ver que a maioria dos que ensinam sobre isso falam do quanto faturaram e pouco sobre “como” isso aconteceu.

Aos poucos, pescando daqui e dali, fui entendo que muitas vezes as pessoas ganham muito dinheiro fazendo coisas que eu não estou disposta a fazer nunca.

Aqui uma lista do que não me interessa nesse universo:

  1. Vender “encapsulados”. Gente do céu, esses encapsulados ou são, na melhor das hipóteses, puro placebo, ou seja, uma farinha que não tem efeito terapêutico algum. Ou são vitaminas e outros suplementos que a maioria das pessoas não precisa e, em excesso, podem fazer mal.
  2. Livros (e-books) traduzidos SEM pagar direitos autorais. Simplesmente teve gente que ficou rico assim. Pegou algum livro que fez sucesso fora do Brasil, traduziu, mudou uma coisa aqui outra ali e tchanããã… botou o próprio nome na capa e saiu vendendo.
  3. PLR – pelo que entendi isso é um e-book que a pessoa escreveu e depois vendeu os direitos de uso. Até aí tudo bem, né? Só que na maioria das vezes esses PLRs são um apanhado de informações chupiscadas de outras pessoas. Não quer dizer que PLR seja tudo um golpe, mas a impressão que me dá é que a maioria é porcaria sim. * * * Com a inteligência artificial vai surgir um monte de coisas feitas assim. A pessoa que vende não entende NADA do assunto, apenas buscou aquilo, juntou o resultado, não foi capaz de uma revisão técnica e saiu vendendo.
  4. Dropshipping – sabe o que é isso? Seguinte, você faz um site para vender coisas de outros sites (Shein, Shopee, Aliexpress…). Quem entra não sabe de onde aqueles produtos são, pensam que é do seu site mesmo. Mas no seu site você coloca o valor dos produtos todos mais caros. A pessoa compra de você e aí o site de origem é que manda o produto pra casa da pessoa. A diferença que você colocou em cima do preço real fica pra você. Ou seja, você ganha dinheiro em cima de pessoas que não sabem fazer uma boa pesquisa online.
  5. Coisas contrárias ao que eu acredito. Pelo que percebi, é possível ganhar dinheiro vendendo produtos do tipo e-book para ensinar “homem a pegar mulher”. Aff, preguiiiiça. Não dou conta. Não quero vender nada que eu não veja um valor positivo naquilo.
  6. Qualquer tipo de esquema pirâmide: do tipo vender um curso que ensina a vender o próprio curso que ensina a vender curso…
  7. Sorteio, jogos de azar, qualquer coisa de aposta, sinceramente, eu não sei porque isso não é proibido.

Você já mergulhou nesse mundo do marketing digital? Para trabalhar ou ainda só para pesquisar e entender? O que considera as maiores picaretagens desse meio?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *